A Língua Portuguesa como língua de inclusão de alunos não falantes de Português
Oficina de Formação 25h b-learning + 25h trabalho autónomo
No final do curso de formação, os formandos deverão ser capazes de:
(1) Distinguir conceitos essenciais e relacioná-los com situações reais;
(2) Conduzir o processo de sinalização dos alunos falantes de PLNM;
(3) Identificar e interpretar o suporte legislativo;
(4) Relacionar o suporte legislativo com casos reais;
(5) Reconhecer a importância e utilidade do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas;
(6) Identificar os diferentes níveis de proficiência linguística;
(7) Reconhecer a importância e utilidade do Portfolio Europeu de Línguas;
(8) Identificar as fases cruciais para monitorização da evolução dos progressos linguísticos dos alunos;
(9) Produzir os necessários instrumentos de avaliação dos alunos;
(10) Produzir e adaptar materiais didáticos para o desenvolvimento da compreensão e expressão oral e da compreensão e expressão escrita, adequados ao perfil sociolinguístico dos alunos;
(11) Planificar e construir sequências de atividades didáticas.
Inscreva-se nas novas ações de formação
Educação Sexual e Relacional em Meio Escolar
Oficina de Formação
25h b-learning + 25h trabalho autónomo
Inscrição "Educação Sexual e Relacional em Meio Escolar" (google.com)
Objetivos:
-Atualizar e aprofundar contributos da psicologia para a promoção da saúde em contextos educacionais;
-Desenvolver e aperfeiçoar competências de intervenção em meio escolar no contexto da saúde individual e comunitária;
-Estimular nos formandos a reflexão e autorregulação enquanto promotores da saúde sexual e relacional e bem-estar no contexto educativo;
-Estimular uma atitude crítica e reflexiva face à necessidade de adotar metodologias ativas na promoção da saúde sexual e relacional e bem-estar com crianças e jovens;
-Conhecer procedimentos de avaliação e de intervenção educativa nos domínios da educação para a saúde e da
promoção do bem-estar;
-Adquirir/aprofundar conhecimentos no âmbito das competências socio-emocionais (SEL);
- Refletir sobre comportamentos de risco e hábitos de vida saudáveis;
-Refletir sobre a relevância das SEL para a promoção da saúde e bem-estar;
-Adquirir/desenvolver procedimentos e metodologias ativas promotoras das SEL em crianças e jovens.
"Cenários de aprendizagem ativa para a transição digital "
Oficina de Formação 25h b-learning + 25h trabalho autónomo
Inscrição "Cenários de aprendizagem ativa para a transição digital " (google.com)
Objetivos a atingir:
Promover o desenvolvimento, aprofundamento de competências digitais dos docentes, tendo em vista tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu.
Compreender a pertinência do desenvolvimento de práticas pedagógicas apoiadas em processos de aprendizagem ativa, no contexto atual de ensino e de aprendizagem;
Ser capaz de construir e desenvolver, reflexivamente, cenários de ensino e de aprendizagem inovadores, nomeadamente:
- Refletir sobre os principais desafios e tecnologias emergentes com impacto sobre o ensino e a aprendizagem, sobre a prática dos professores, e sobre os alunos;
- Refletir sobre o nível de proficiência digital relativamente à utilização pedagógica das TIC; Criar ou adaptar cenários de aprendizagem e utilizá-los com os alunos;
- Criar e desenvolver “Atividades de Aprendizagem” centradas no aluno;
- Experimentar uma “história de aprendizagem” ajustada ao contexto educativo; Conhecer processos de avaliação e validação das intervenções a desenvolver nas escolas e/ou nas salas de aula;
- Promover, nas salas de aula e nas escolas portuguesas, a reflexão crítica sobre a implementação destas práticas pedagógicas inovadoras.
"Cidadania e Segurança Digital: projetos de intervenção em meio escolar "
Oficina de Formação 25h presencial + 25h trabalho autónomo
Inscrição "Cidadania e Segurança Digital: projetos de intervenção em meio escolar " (google.com)
Objetivos a atingir:
As temáticas articulam-se com o referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares junto da comunidade ao nível dos conhecimentos e capacidades relacionadas com a literacia mediática, assim como com a estratégia nacional de Educação para a Cidadania.
Pretende-se desenvolver competências digitais e criar espaços de reflexão que proporcionem a exploração de recursos e ferramentas, bem como a conceção de planos de intervenção que envolvam estas temáticas em contexto educativo.
Pretende-se ainda debater estratégias de sensibilização dos alunos para a Cidadania Digital, bem como refletir acerca da integração curricular e transversalidade das temáticas relacionadas com a utilização das tecnologias digitais.
"Laboratórios de Educação Digital: cenários de aprendizagem ativa "
Oficina de Formação 25h b-learning + 25h trabalho autónomo
Inscrição "Laboratórios de Educação Digital: cenários de aprendizagem ativa " (google.com)
Objetivos a atingir:
Conhecer os propósitos pedagógicos dos Laboratórios de Educação Digital (LED);
Explorar cenários de aprendizagem LED, para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória;
Experimentar atividades com recurso a componentes e equipamentos tecnológicos disponibilizados nos Kits LED; Implementar atividades de aprendizagem ativa com recurso aos LED, numa abordagem disciplinar e/ou interdisciplinar. Criar um cenário de aprendizagem ativa com recurso aos LED, numa abordagem disciplinar e/ou interdisciplinar.
Refletir sobre a aplicação destas práticas em contexto escolar e analisar as suas potencialidades em função das aprendizagens realizadas pelos alunos.
"Práticas de desenvolvimento curricular apoiadas por tecnologias e recursos digitais "
Oficina de Formação 25h b-learning + 25h trabalho autónomo
Objetivos a atingir:
-Capacitar os professores para integrar as tecnologias digitais no desenvolvimento curricular, encorajando a reflexão e a promoção da aprendizagem significativa.
-Promover a criação de cenários de aprendizagem, adaptados às necessidades específicas das diferentes disciplinas e níveis de ensino, facilitando a implementação de projetos curriculares que incorporem a utilização eficaz das tecnologias digitais.
-Estimular a colaboração e a partilha de práticas de referência, com vista à criação de uma comunidade de aprendizagem digital.
"Manuais digitais com recurso a metodologias de aprendizagem ativa "
Oficina de Formação 25h presencial + 25h trabalho autónomo
Inscrição "Manuais digitais com recurso a metodologias de aprendizagem ativa " (google.com)
Objetivos a atingir:
Reconhecer a pertinência da construção de um ecossistema digital de ensino e aprendizagem;
Conhecer constrangimentos e potencialidades da utilização de manuais escolares digitais identificados em projetos anteriores
Motivar os professores para a integração de métodos, estratégias e recursos de aprendizagem ativa em sala de aula;
Explorar princípios da avaliação pedagógica;
Conhecer procedimentos a ter em conta quando se pretende organizar portefólios digitais na sala de aula;
Refletir e discutir sobre potencialidades dos portefólios digitais em contexto escolar;
Conceber e experimentar atividades de aprendizagem ativa com recurso a manuais digitais.
Refletir sobre a aplicação destas práticas pedagógicas, centradas no aluno, em contexto escolar e analisar as suas potencialidades em função das aprendizagens realizadas pelos alunos.
Contribuir para criar dinâmicas de trabalho colaborativo que favoreçam a reflexão e partilha de práticas pedagógicas centradas no aluno, com a integração dos manuais digitais.
Oficina de Formação
50h
Capacitação Digital Docente
Nota: os docentes que concluíram o Nível 1 podem inscrever-se no Nível 2, bem como os que concluíram o Nível 2 podem inscrever-se no Nível 3.
Pré-Inscrição AQUI
Para apurar o seu nível de proficiência digital, clique AQUI
Objetivos:
Nível 1
- Promover o desenvolvimento das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu.
- Capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino.
- Capacitar os docentes na utilização significativa de ambientes e ferramentas digitais e definição de estratégias diversificadas de integração destes em contexto educativo.
- Capacitar os docentes para a implementação de atividades promotoras da aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos.
Nível 2
- Promover o desenvolvimento, aprofundamento e densificação das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu.
- Capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino.
- Capacitar os docentes para a implementação de atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos.
- Estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo.
Nível 3
- Formular estratégias pedagógicas inovadoras e promotoras das CD dos docentes e alunos.
- Capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino.
- Promover o desenvolvimento de ações que contribuam para os Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das suas escolas
- Promover e estimular a reflexão, a partilha e a utilização crítica das tecnologias digitais em contexto educativo.
Oficina de Formação
50h
Criação de Ambientes de Aprendizagem Inclusivos e Inovadores
Pré-Inscrição: https://forms.gle/F7pipubij8VkzDth8
Objetivos:
- Explorar os documentos legislativos (Decreto-Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas mais inclusivas.
- Aplicar colaborativamente os princípios subjacentes ao desenho universal para a aprendizagem e à abordagem multinível.
- Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e a diversidade de todos alunos.
- Conceber instrumentos de suporte à recolha de informação que contribuam para a tomada de decisão.
- Consolidar a implementação do ciclo: Avaliar – Planear – Agir – Rever.
- Produzir e aplicar em contexto de sala de aula instrumentos de avaliação e planificação das aprendizagens.
- Partilhar experiências facilitadoras do um processo ensino-aprendizagem inclusivo.
- Explorar colaborativamente práticas educativas inovadoras.
Oficina de Formação
50h
Bem-estar, Saúde e Competências Socioemocionais na Escola
Pré-Inscrição: https://forms.gle/ZDuSpPp6w9G4Mu786
Objetivos:
- Refletir sobre os conceitos de Cidadania e de Educação para a cidadania à Luz da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) e como podem ser concretizados no espaço de sala de aula.
- Promover práticas de identificação e avaliação de necessidades no âmbito da Educação para a Cidadania, propondo conteúdos e metodologias específicos e de acordo com a estratégia global definida pela escola.
- Conhecer programas e estratégias para o desenvolvimento de recursos na área da Educação e promoção da Cidadania nos seus múltiplos domínios; e nas competências da Consciência e Domínio do Corpo; Bem-estar, Saúde e Ambiente; Desenvolvimento Pessoal e Autonomia; Relacionamento Interpessoal; Raciocínio e Resolução de Problemas; Pensamento Crítico e Criativo; e Informação e Comunicação.
- Planificar e implementar sessões na sala de aula tendo como suporte recursos disponibilizados nesta Oficina desenvolvido para alunos em idade do pré-escolar, 1.º, 2.º, e 3.º ciclos e Ensino Secundário.
- Avaliar os resultados das práticas implementadas no seio da promoção de competências dos alunos e dos docentes.
Oficina de Formação
50h
Estratégias de Gestão da Sala de Aula e sua Repercussão na Promoção do Bem-Estar e da Saúde Mental dos Professores e Alunos
Pré-Inscrição: https://forms.gle/aRCdeH78sTW1Q1w89
Objetivos:
- Desenvolver competências pessoais e sociais e interculturais dos professores.
- Promover o bem-estar e a saúde mental dos professores, alunos e toda a comunidade escolar.
- Desenvolver estratégias de gestão de sala de aula promotoras de bem-estar dos alunos.