Inscrição para ser Formador do 

Centro de Formação Loures Oriental



https://forms.gle/YjiKYW6nNYNrs5gZ9


 

"Ciclo Educação no Centro 2024 PROGRAMA CONECTANDO SABERES, TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO "

04 março a 16 de maio


Reconhecido como Ação de Formação de Curta Duração



Promovido pela Câmara Municipal de Loures através do Departamento de Educação 


Inscrição:  https://app.cm-loures.pt/Educacao/Conteudo.aspx?ArtID=2900 

PROGRAMA_CicloEducacaoNoCentro24.pdf

Ação de Formação de Curta Duração

3h

"A Inteligência Artificial - Ensinar e Aprender acerca da IA e com a IA"

10 de abril


Pré-Inscrição:  https://forms.gle/yncpcbeSqoPrA18Q7 


Cartaz_2024_ACD_A Inteligência Artificial - Ensinar e Aprender acerca da IA e com a IA.pdf

Ação de Formação de Curta Duração

6h

"Folha de Cálculo para Docentes "

15 e 17 de abril


Pré-Inscrição:  https://forms.gle/LmSDyADaMX8LApFq7


Para se pré-inscrever deverá responder à prova que pretende aferir os conhecimentos sobre a folha de cálculo, através do seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfdRM4-8gVIwyfpDViGfbfUQ12Y0RMQ1DUQs0SWROFIrDuFPw/viewform?usp=sf_link 

Cartaz_2024_acd_folha de cálculo.pdf

Oficina de Formação

50h

Avaliação Pedagógica: Projetos de Intervenção nos Domínios do Ensino, Aprendizagem e Avaliação

 

Pré-Inscrição: https://forms.gle/z4a3dUkAkZL16eMB6


Objetivos:

- Contribuir para o desenvolvimento de competências e conhecimentos no domínio da avaliação, em geral, e da avaliação pedagógica, em particular, congruentes com o real conteúdo das orientações constantes nos documentos legais.

- Promover práticas de trabalho colaborativo e cooperativo na construção e desenvolvimento de projetos de avaliação pedagógica em contexto de sala de aula.

- Elaborar recursos educativos de suporte ao desenvolvimento dos projetos de avaliação pedagógica.

- Permitir a troca de materiais e experiências, o esclarecimento de dúvidas e a geração de ideias e projetos de natureza pedagógica e didática.

- Incrementar práticas de formação de natureza investigativa que confiram competências aos professores para lidar com a mudança e a inovação no âmbito da avaliação pedagógica.

Cartaz_2024_OF_Avaliação Pedagógica.pdf

Círculo de Estudos 

 38h

Para a Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica: Desenvolvimento e Concretização dos Projetos de Intervenção

  

Pré-Inscrição: https://forms.gle/reL5MZPPwibYEch98


Objetivos:

- Clarificar os conceitos estruturantes que deverão fundamentar e enquadrar os PI.

- Aprofundar a conceção e a elaboração dos PI.

- Analisar materiais que possam facilitar a consecução e desenvolvimento dos PI.

- Produzir materiais que possam facilitar a consecução e desenvolvimento dos PI.

- Delinear estratégias destinadas a promover a concretização e desenvolvimento dos PI atendendo às condições concretas de cada instituição.

- Contribuir para integrar os PI no desenvolvimento dos Projetos Educativos das instituições.

- Desenvolver hábitos de trabalho colaborativo e de reflexão em torno de situações vividas nas escolas, visando melhorar a qualidade do ensino, da aprendizagem e da avaliação.

- Partilhar ideias, experiências, materiais e métodos que contribuam para a concretização e desenvolvimento dos PI em cada instituição.

Cartaz_2024_Circulos Estudos MAIA.pdf

Oficina de Formação 

50h

Capacitação Digital Docente


Nota: os docentes que concluíram o Nível 1 podem inscrever-se no Nível 2, bem como os que concluíram o Nível 2 podem inscrever-se no Nível 3.

  Pré-Inscrição AQUI

Para apurar o seu nível de proficiência digital, clique AQUI


Objetivos:

Nível 1

- Promover o desenvolvimento das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu.

- Capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino.

- Capacitar os docentes na utilização significativa de ambientes e ferramentas digitais e definição de estratégias diversificadas de integração destes em contexto educativo.

- Capacitar os docentes para a implementação de atividades promotoras da aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos.

Nível 2

- Promover o desenvolvimento, aprofundamento e densificação das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu.

- Capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino.

- Capacitar os docentes para a implementação de atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos.

- Estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo.

Nível 3

- Formular estratégias pedagógicas inovadoras e promotoras das CD dos docentes e alunos.

- Capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino.

- Promover o desenvolvimento de ações que contribuam para os Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das suas escolas

- Promover e estimular a reflexão, a partilha e a utilização crítica das tecnologias digitais em contexto educativo.

Cartaz_2024_OF_PCDD_N1_2_3.pdf

Oficina de Formação

50h

Capacitação Digital de Docentes da Educação Pré-Escolar

 

 Pré-Inscrição AQUI


Objetivos:

- Conceber, selecionar e partilhar recursos digitais no âmbito da educação de infância.

- Integrar o digital nas propostas educativas, numa perspetiva da articulação plena das aprendizagens.

- Planificar, avaliar e comunicar com recurso ao digital.

- Capacitar os docentes da EPE para a promoção da utilização critica e responsável de diferentes suportes digitais nas atividades do quotidiano das crianças.

Cartaz_2024_OF_PCDD_Pré-Escolar.pdf

Oficina de Formação

50h

Cidadania e Segurança Digital: Projetos de Intervenção em Meio Escolar 


 Pré-Inscrição: https://forms.gle/22oVShnDnW7ieTQQ9 


Objetivos:

- As temáticas articulam-se com o referencial de aprendizagem associadas ao trabalho das bibliotecas escolares junto da comunidade ao nível dos conhecimentos e capacidades relacionadas com a literacia mediática, assim como com a estratégia nacional de Educação para a Cidadania.

- Pretende-se desenvolver competências digitais e criar espaços de reflexão que proporcionem a exploração de recursos e ferramentas, bem como a conceção de planos de intervenção que envolvam estas temáticas em contexto educativo.

- Pretende-se ainda debater estratégias de sensibilização dos alunos para a Cidadania Digital, bem como refletir acerca da integração curricular e transversalidade das temáticas relacionadas com a utilização das tecnologias digitais.

cartaz_2024_Cidadania e Segurança Digital_projetos de intervenção em meio escolar.pdf

Curso de Formação

15h

Ampliando Horizontes: Chat GPT para Professores

 

 Pré-Inscrição: https://forms.gle/6viWXJWGJTZhxrJv7


Objetivos:

- Capacitar para a utilização da tecnologia chat GPT (Gerador de Texto Baseado em Inteligência Artificial) para melhorar a aprendizagem e a inovação no ensino.

- Explorar novas possibilidades pedagógicas oferecidas pelo chat GPT.

- Promover a troca de experiências no âmbito do chat GPT, em contexto de sala de aula

Cartaz_2024_CF_Ampliando Horizontes_Chat GPT para professores.pdf

Curso de Formação

25h

Google Worspace em contexto escolar: um ecossistema colaborativo, inovador e ativo

 

Pré-Inscrição: https://forms.gle/EyNiWvAaeVdhkPuc6


Objetivos:

- Criar, configurar e gerir um sistema de e-mail institucional.

- Utilizar serviços integrados no sistema de e-mail institucional.

- Apoiar a criação de plataformas de comunicação entre toda a comunidade educativa: Google contactos, Gmail, Google Groups, Google Chat e Google Meet.

- Apoiar a construção e/ou desenvolvimento do Plano de Transição Digital da Escola e da sua articulação com o projeto educativo da escola.

- Efetuar a ligação da formação às necessidades concretas das escolas, professores e dos alunos.

- Promover a partilha de experiências/recursos/saberes no seio da comunidade educativa.

- Potenciar os ambientes colaborativos para a criação e partilha de recursos educativos.

- Promover o recurso a ambientes on-line sustentados em ferramentas de comunicação e interação e sua apropriação para a prática pedagógica.

- Promover atitudes de maior abertura ao uso das TIC por parte da comunidade escolar.

Cartaz_2024_CF_Google Worspace em contexto escolar_um ecossistema colaborativo, inovador e ativo.pdf

Oficina de Formação 

50h

Criação de Ambientes de Aprendizagem Inclusivos e Inovadores

 

Pré-Inscrição: https://forms.gle/F7pipubij8VkzDth8


Objetivos:

- Explorar os documentos legislativos (Decreto-Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas mais inclusivas.

- Aplicar colaborativamente os princípios subjacentes ao desenho universal para a aprendizagem e à abordagem multinível.

- Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e a diversidade de todos alunos.

- Conceber instrumentos de suporte à recolha de informação que contribuam para a tomada de decisão.

- Consolidar a implementação do ciclo: Avaliar – Planear – Agir – Rever.

- Produzir e aplicar em contexto de sala de aula instrumentos de avaliação e planificação das aprendizagens.

- Partilhar experiências facilitadoras do um processo ensino-aprendizagem inclusivo.

- Explorar colaborativamente práticas educativas inovadoras.

Cartaz_2024_Criação de ambientes de aprendizagem inclusivos e inovadores.pdf

Oficina de Formação 

50h

Design Inclusivo para a Livre Acessibilidade: Teoria e Prática do Desenho Universal para a Aprendizagem

Pré-Inscrição: https://forms.gle/heNtha9XeGRsEmMK6


Objetivos:

- Inscrever o propósito do conceito de Desenho Universal em contextos concetuais abrangentes e integrados, reconhecendo a perspetiva histórica.

- Valorizar e relacionar metodologias e estratégias que potenciam a operacionalização do Desenho Universal para a Aprendizagem.

- Identificar os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem e a sua implicação no desenvolvimento de práticas.

- Identificar e valorizar práticas que potenciam o acesso ao currículo padrão.

- Implementar estratégias baseadas nos princípios do Desenho Universal recorrendo à generalidade dos meios digitais e encarando-os como possíveis suportes de apoio.

-  Identificar e estabelecer recursos valiosos disponíveis para a implementação em sala de aula do Desenho Universal para a Aprendizagem.

cartaz_2024_DUA_presencial.pdf

Curso de Formação 

25h

Práticas Pedagógicas Inclusivas em Sala de Aula


 Pré-Inscrição: https://forms.gle/et4b5qcSKEuX6MDM6


Objetivos:

- Explorar os documentos legislativos (DL n.º 54/2018 e 55/2018, PASEO, Aprend. Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas pedagógicas mais inclusivas.

- Consolidar o conhecimento sobre os modelos de enquadramento à operacionalização da educação inclusiva nas suas características essenciais.

- Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos (Desenho Universal para a Aprendizagem).

- Aprofundar o conhecimento sobre metodologias e estratégias pedagógicas inclusivas e inovadoras.

- Consolidar a implementação do ciclo: Avaliar–Planear–Agir– Rever para a inclusão.

-Promover a avaliação como parte integrante da gestão inclusiva do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens.

- Reforçar competências de trabalho colaborativo, reflexivo e de resolução de problemas entre os profissionais.

cartaz_2024_Práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula.pdf

Curso de Formação 

 25h

As Lideranças na Promoção de Ambientes Educativos Inclusivos

 

Pré-Inscrição: https://forms.gle/ZxSfV89eUXDhwbHY6


Objetivos:

- Identificar práticas de gestão e organização pedagógica, de topo e intermédias, à luz dos normativos/documentos de referência sobre políticas de inclusão.

- Explorar fatores que se constituem como obstáculo à inclusão na escola e sociedade.

- Consolidar uma perspetiva de abordagem integrada de práticas que concorrem para a inclusão.

- Refletir sobre a relevância das aprendizagens informais, os meios de as incorporar na promoção de ambientes educativos favoráveis à participação de alunos na condução do processo educativo.

- Promover estratégias de otimização da participação dos alunos na vida da escola.

- Elencar mecanismos de promoção do envolvimento das famílias na criação de ambientes inclusivos.

- Refletir sobre o papel das lideranças na criação de ambientes promotores de aprendizagens não-formais e informais consistentes com os objetivos da educação inclusiva.

- Equacionar os termos da cooperação interinstitucional em ordem à inclusão.

- Refletir sobre instrumentos de monitorização das práticas de inclusão.

Cartaz_as lideranças na promoção de ambientes educativos inclusivos_e-learning.pdf

Oficina de Formação 

50h

Aprendizagens Essenciais de Matemática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico                   

 

Pré-Inscrição: https://forms.gle/jG7nVDs7zGCqsY539


Objetivos:

- Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Básico, o seu racional e as consequências para o ensino da Matemática.

- Estar dotado do conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas AE de Matemática para o Ensino Básico.

- Realizar práticas de ensino de Matemática que contemplem a planificação de aulas, a sua concretização e consequente reflexão, em contextos de trabalho colaborativo, tornando-se sensíveis e capazes de resolução para os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o 1.º ciclo do Ensino Básico.

Cartaz_AE para a Matemática 1.ºCEB.pdf

Oficina de Formação 

50h

Aprendizagens Essenciais de Matemática para o 2Ciclo do Ensino Básico                   

 

Pré-Inscrição: https://forms.gle/1y4qe2GRZF7eCDEw5


Objetivos:

- Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Básico, o seu racional e as consequências para o ensino da Matemática.

- Estar capacitados com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas AE de Matemática para o Ensino Básico.

- Realizar experiências de ensino de Matemática que contemplem a planificação de aulas, a sua concretização e consequente reflexão, em contextos de trabalho colaborativo, tornando-se sensíveis e alertados para os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o 2.º ciclo do Ensino Básico.

Cartaz_AE para a Matemática 2.ºCEB.pdf

Oficina de Formação 

50h

Aprendizagens Essenciais de Matemática para o 3Ciclo do Ensino Básico                   

 

Pré-Inscrição: https://forms.gle/CfuBvxzSm425Ltzd7


Objetivos:

- Compreender, de forma aprofundada, as orientações curriculares expressas nas novas AE de Matemática para o Ensino Básico, o seu racional e as consequências para o ensino da Matemática.

- Estar dotados com o conhecimento didático e o conhecimento matemático requeridos para o ensino orientado pelas AE de Matemática para o Ensino Básico.

- Realizar experiências de ensino de Matemática que contemplem a planificação de aulas, a sua concretização e consequente reflexão, em contextos de trabalho colaborativo, tornando-se sensíveis e capazes de resolução para os problemas que possam surgir na prática de ensino das novas AE de Matemática para o 3.º ciclo do Ensino Básico.

Cartaz_AE para a Matemática 3.ºCEB.pdf

Curso de Formação 

25h

Transição em Educação Matemática: do Pré-Escolar ao 1.º Ciclo           


Pré-Inscrição: https://forms.gle/5nQzwpRraLHbawG76 


Objetivos:

- Aprofundar o conhecimento matemático, didático e curricular para o processo de ensino-aprendizagem na Educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico considerando os documentos curriculares em vigor.

- Selecionar/construir/adaptar materiais a usar em contexto de Jardim de Infância e no 1.º ciclo tendo subjacentes as ideias transversais e estruturantes potenciando as transições e continuidades entre os dois contextos.

- Valorizar a análise das realizações e produções das crianças, de forma colaborativa e sistemática, procurando assim avaliar o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem.

- Partilhar e favorecer a realização de experiências de desenvolvimento curricular em Matemática, promovendo a reflexão entre pares (Educadores de Infância e professores).

- Refletir de forma sistemática sobre as práticas de ensino e aprendizagem e sobre as potencialidades do trabalho colaborativo enquanto prática profissional dos professores.

Cartaz_CF_Transição em Educação Matemática_do Pré-Escolar ao 1.º Ciclo .pdf

Oficina de Formação 

50h

O português como língua de escolarização: não sendo docente da disciplina de Português, como devo trabalhar com os alunos falantes de português como língua não materna?                 

 

Pré-Inscrição: https://forms.gle/j4dYABmF5gvu7hk19


Objetivos:

- Definir o conceito de língua de escolarização.

- Identificar os diferentes níveis de proficiência linguística.

- Identificar competências escolares gerais (competências comuns a qualquer disciplina).

- Identificar desempenhos essenciais ao desenvolvimento de competências escolares gerais.

- Identificar métodos e técnicas para o ensino da língua de escolarização.

- Produzir materiais didáticos adequados ao nível de proficiência linguística dos alunos.

- Testar os materiais produzidos.

Cartaz_2024_OF_O português como língua de escolarização.pdf

Oficina de Formação 

50h

Flexibilização, Integração Curricular e Trabalho Colaborativo           

 

Pré-Inscrição: https://forms.gle/GfUS1KdxVtru27nv5 


Objetivos:

- Refletir de forma sistemática sobre as práticas pedagógicas e o seu reflexo das aprendizagens das crianças e dos alunos, bem como sobre as potencialidades do trabalho colaborativo enquanto prática profissional inerente à docência.

- Conceber, implementar e avaliar experiências de (re)criação e contextualização curricular ancoradas nos pressupostos teóricos e práticas da integração curricular.

- Adotar procedimentos e conceber instrumentos de monitorização e avaliação das experiências de (re)criação e contextualização curricular ancoradas nos pressupostos teóricos e práticos de integração curricular.

Cartaz_2024_OF_Flexibilização, Integração Curricular e Trabalho Colaborativo.pdf

Oficina de Formação 

50h

Estratégias de Gestão da Sala de Aula e sua Repercussão na Promoção do Bem-Estar e da Saúde Mental dos Professores e Alunos


Pré-Inscrição: https://forms.gle/aRCdeH78sTW1Q1w89 


Objetivos:

- Desenvolver competências pessoais e sociais e interculturais dos professores.

- Promover o bem-estar e a saúde mental dos professores, alunos e toda a comunidade escolar.

- Desenvolver estratégias de gestão de sala de aula promotoras de bem-estar dos alunos.

Cartaz_2024_OF_Estratégias de gestão da sala de aula e sua repercussão na promoção do bem-estar e da saúde mental dos Professores e Alunos.pdf

Oficina de Formação 

50h

Bem-estar, Saúde e Competências Socioemocionais na Escola     

              

Pré-Inscrição: https://forms.gle/ZDuSpPp6w9G4Mu786


Objetivos:

- Refletir sobre os conceitos de Cidadania e de Educação para a cidadania à Luz da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) e como podem ser concretizados no espaço de sala de aula.

- Promover práticas de identificação e avaliação de necessidades no âmbito da Educação para a Cidadania, propondo conteúdos e metodologias específicos e de acordo com a estratégia global definida pela escola.

- Conhecer programas e estratégias para o desenvolvimento de recursos na área da Educação e promoção da Cidadania nos seus múltiplos domínios; e nas competências da Consciência e Domínio do Corpo; Bem-estar, Saúde e Ambiente; Desenvolvimento Pessoal e Autonomia; Relacionamento Interpessoal; Raciocínio e Resolução de Problemas; Pensamento Crítico e Criativo; e Informação e Comunicação.

- Planificar e implementar sessões na sala de aula tendo como suporte recursos disponibilizados nesta Oficina desenvolvido para alunos em idade do pré-escolar, 1.º, 2.º, e 3.º ciclos e Ensino Secundário.

- Avaliar os resultados das práticas implementadas no seio da promoção de competências dos alunos e dos docentes.

Cartaz_2024_OF_Bem-estar, Saúde e Competências Socioemocionais na Escola.pdf

Horário de atendimento do CFAE Loures Oriental

segunda-feira a sexta-feira

 9h30 – 13h e 14h – 16h30