CURSOS DE FORMAÇÃO
Curso de Formação
25h
O potencial didático do Ciclismo / Desporto Escolar Sobre Rodas
Pré-Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSectnEqETaIG-uYw3APSmTvDxm61YTbuLsLxrRJ3UtKqmUg0w/viewform?usp=dialog
Objetivos:
Compreender e aplicar o potencial didático do ciclismo no contexto escolar, utilizando o projeto "Desporto Escolar Sobre Rodas" como estrutura para promover aprendizagens significativas em diversas áreas do currículo. Pretende-se: a) Capacitar os professores para a implementação eficaz do projeto “DE Sobre Rodas” nas suas escolas, através da compreensão do seu enquadramento nas políticas nacionais de mobilidade ativa (ENMAC 2020- 2030 e PEDE 21-25) e da apropriação dos seus três pilares pedagógicos fundamentais;
b) Desenvolver as competências dos professores no ensino do padrão motor “Saber Andar de Bicicleta”;
c) Dotar os professores de conhecimentos e estratégias para integrar a educação rodoviária e a educação para a cidadania no contexto do projeto;
d) Sensibilizar os professores para o potencial didático transversal do ciclismo.
Estes objetivos procuram garantir que os professores, após a formação, estejam aptos a implementar o projeto "Desporto Escolar Sobre Rodas" de forma autónoma e informada, utilizando o ciclismo como um recurso educativo valioso para o desenvolvimento integral dos seus alunos.
Curso de Formação
25h
e-learningPré-Inscrição: https://forms.gle/7XimoV8hwFTRzJHA8
Objetivos:
Assimilar estratégias para comunicar com assertividade.
Conseguir estruturar mensagens apelativas e assertivas em diversos contextos de comunicação.
Tomar consciência do seu estilo de comunicação.
Ser capaz de adaptar a comunicação aos diferentes perfis comportamentais.
Desenvolver técnicas para argumentar com eficácia.
Identificar objeções, perceber o seu impacto e ser capaz de preparar antecipadamente respostas.
Desenvolver competências na gestão de conflito.
Curso de Formação
25h
IA e Ética: desafios e oportunidades
Pré-Inscrição: https://forms.gle/qWRwtVGATxgpt6uQ8
Objetivos:
Conhecer alguns dos conceitos sobre IA;
Identificar diferentes tipos de IA;
Conhecer diferentes aplicações generativas suportadas por IA (texto, imagem, música, vídeo, outras);
Debater e refletir sobre os aspetos da IA e a Ética em contexto educativo;
Identificar os grandes inconvenientes da IA;
Desenvolver propostas de atividades, cujo objetivo é capacitar a comunidade escolar, em especial as crianças e os jovens, para o uso ético das aplicações suportadas por IA numa perspetiva de integração curricular e transversalidade destas temáticas.
Esta ação de formação será realizada em substituição da ação de formação "A Inteligência Artificial - Ensinar e Aprender acerca da IA e com a IA", por ser considerada prioritária pela Direção-Geral da Educação e por ter conteúdos e objetivos semelhantes. A modalidade passará de b-learning para e-learning, mantendo-se as pré-inscrições efetuadas na ação anterior.
Curso de Formação 25h
Transições em Educação Matemática: do Pré-Escolar ao 1.º Ciclo
Pré - inscrição " Transições em Educação Matemática: do Pré-Escolar ao 1.º Ciclo" (google.com)
Objetivos:
- Aprofundar o conhecimento matemático, didático e curricular para o processo de ensino-aprendizagem na Educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico considerando os documentos curriculares em vigor.
- Selecionar/construir/adaptar materiais a usar em contexto de Jardim de Infância e no 1.º ciclo tendo subjacentes as ideias transversais e estruturantes potenciando as transições e continuidades entre os dois contextos.
- Valorizar a análise das realizações e produções das crianças, de forma colaborativa e sistemática, procurando assim avaliar o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem.
- Partilhar e favorecer a realização de experiências de desenvolvimento curricular em Matemática, promovendo a reflexão entre pares (Educadores de Infância e professores).
- Refletir de forma sistemática sobre as práticas de ensino e aprendizagem e sobre as potencialidades do trabalho colaborativo enquanto prática profissional dos professores.
Curso de Formação
25h
Google Workspace em contexto escolar: um ecossistema colaborativo, inovador e ativo
Pré-Inscrição: https://forms.gle/EyNiWvAaeVdhkPuc6
Objetivos:
- Criar, configurar e gerir um sistema de e-mail institucional.
- Utilizar serviços integrados no sistema de e-mail institucional.
- Apoiar a criação de plataformas de comunicação entre toda a comunidade educativa: Google contactos, Gmail, Google Groups, Google Chat e Google Meet.
- Apoiar a construção e/ou desenvolvimento do Plano de Transição Digital da Escola e da sua articulação com o projeto educativo da escola.
- Efetuar a ligação da formação às necessidades concretas das escolas, professores e dos alunos.
- Promover a partilha de experiências/recursos/saberes no seio da comunidade educativa.
- Potenciar os ambientes colaborativos para a criação e partilha de recursos educativos.
- Promover o recurso a ambientes on-line sustentados em ferramentas de comunicação e interação e sua apropriação para a prática pedagógica.
- Promover atitudes de maior abertura ao uso das TIC por parte da comunidade escolar.
"Diário de Escritas: práticas transdisciplinares com a biblioteca "
Curso de Formação 25h b-learning
Inscrição "Diário de Escritas: práticas transdisciplinares com a biblioteca " (google.com)
Objetivos a atingir:
a) Fomentar a implementação regular de atividades de escrita em diferentes áreas disciplinares e transversais do ensino
b) Explorar a abordagem da escrita como um processo, constituído por etapas essenciais: planificação, textualização, revisão, edição e publicação.
c) Estimular a promoção de estratégias facilitadoras do desenvolvimento de competências de escrita multimodal, favorecendo as práticas de autorregulação.
d) Conceber recursos educativos, em diferentes formatos, a integrar em contextos de aprendizagem que incluam atividades de produção escrita.
e) Planificar um projeto de “Diário de Escritas” que contemple as quatro etapas: Eu, aprendiz; Eu, escritor; Eu, revisor; Eu, editor.
"A arte como ferramenta na educação inclusiva "
Curso de Formação b-learning 25h
Inscrição "A arte como ferramenta na educação inclusiva " (google.com)
Objetivos a atingir:
Criar, aplicar e avaliar projetos de educação inclusiva dentro do curriculum, através da arte, da cultura, o património e as plataformas digitais.
Implementar dinâmicas pedagógicas multidisciplinares, com a comunidade escolar em conjunto com o aluno como ferramentas de aprendizagem.
Desenvolver as competências e habilidades do aluno a partir de um trabalho diferenciado do aluno. Acompanhamento, monitorização e autoavaliação.
"TRANSIÇÕES - DAS COMPETÊNCIAS LITERÁCITAS À LEITURA E ESCRITA"
Curso de Formação 25h b-learning
Inscrição "TRANSIÇÕES - DAS COMPETÊNCIAS LITERÁCITAS À LEITURA E ESCRITA" (google.com)
Objetivos a atingir:
• Sensibilizar os formandos para a importância das conceções precoces que as crianças já construíram acerca da linguagem escrita para a aprendizagem da escrita e da leitura;
• Desenvolver práticas de utilização funcional da escrita e da leitura como estratégia para a construção do projeto pessoal de escritor/leitor por parte da criança;
• Apoiar os formandos na utilização das produções escritas das crianças para a aprendizagem da escrita e da leitura;
• Planificar estratégias e atividades potencializadoras da aprendizagem da escrita e da leitura.
"FILOSOFIA PRÁTICA COM CRIANÇAS E JOVENS"
Curso de Formação e-learning 25h
Inscrição "FILOSOFIA PRÁTICA COM CRIANÇAS E JOVENS " (google.com)
Objetivos a atingir:
Acompanhar os formandos na preparação, dinamização e avaliação de sessões de Filosofia com Crianças e Jovens, emcontexto de sala de aula.
Preparar os professores para serem promotores de uma convivência democrática e consciência cívica, em contexto de sala de aula.
Sensibilizar os formandos para uma escuta atenta às perguntas das crianças, para a sua dimensão filosófica e também estética.
Ajudar os formandos a romper com as barreiras traçadas da sua racionalidade, potenciando a criatividade do pensamento e aproximando o seu pensamento do das crianças
Desenvolver competências para o diálogo filosófico e intercultural, inspirado na articulação com diferentes linguagens e expressões artísticas.
Dar a conhecer, na prática, como se proporcionam experiências de pensamento, a partir da experiência vivida das crianças
Desenvolver um trabalho a nível da atenção, da empatia, da abertura reflexiva e da escuta do outro.
Curso de Formação
25h
Autonomia e Flexibilidade Curricular: Gestão integrada do currículo
Pré-Inscrição: https://forms.gle/6WzdeGb3ECVmd5av8
Objetivos:
Refletir sobre a flexibilização curricular e sua relação com as Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória;
Valorizar o papel das escolas e professores na gestão curricular dentro da sua autonomia;
Conhecer novas formas de organização do tempo e espaço educativo para otimizar o ambiente de aprendizagem;
Compreender os princípios da diferenciação pedagógica e sua importância para promover a equidade;
Estimular a implementação de práticas pedagógicas promotoras da qualidade do sucesso escolar, recorrendo à interdisciplinaridade, à diferenciação pedagógica e a metodologias ativas de aprendizagem;
Utilizar recursos pedagógicos para abordagem interdisciplinar e inclusiva;
Diversificar e adequar práticas de avaliação das aprendizagens;
Utilizar ferramentas para apoiar a gestão curricular; Reforçar competências de trabalho colaborativo, reflexivo e resolução de problemas entre profissionais.
Curso de Formação
25h
Práticas Pedagógicas Inclusivas em Sala de Aula
Pré-Inscrição: https://forms.gle/et4b5qcSKEuX6MDM6
Objetivos:
- Explorar os documentos legislativos (DL n.º 54/2018 e 55/2018, PASEO, Aprend. Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas pedagógicas mais inclusivas.
- Consolidar o conhecimento sobre os modelos de enquadramento à operacionalização da educação inclusiva nas suas características essenciais.
- Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos (Desenho Universal para a Aprendizagem).
- Aprofundar o conhecimento sobre metodologias e estratégias pedagógicas inclusivas e inovadoras.
- Consolidar a implementação do ciclo: Avaliar–Planear–Agir– Rever para a inclusão.
-Promover a avaliação como parte integrante da gestão inclusiva do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens.
- Reforçar competências de trabalho colaborativo, reflexivo e de resolução de problemas entre os profissionais.
OFICINAS DE FORMAÇÃO
A Língua Portuguesa como língua de inclusão de alunos não falantes de Português
Oficina de Formação 25h b-learning + 25h trabalho autónomo
No final do curso de formação, os formandos deverão ser capazes de:
(1) Distinguir conceitos essenciais e relacioná-los com situações reais;
(2) Conduzir o processo de sinalização dos alunos falantes de PLNM;
(3) Identificar e interpretar o suporte legislativo;
(4) Relacionar o suporte legislativo com casos reais;
(5) Reconhecer a importância e utilidade do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas;
(6) Identificar os diferentes níveis de proficiência linguística;
(7) Reconhecer a importância e utilidade do Portfolio Europeu de Línguas;
(8) Identificar as fases cruciais para monitorização da evolução dos progressos linguísticos dos alunos;
(9) Produzir os necessários instrumentos de avaliação dos alunos;
(10) Produzir e adaptar materiais didáticos para o desenvolvimento da compreensão e expressão oral e da compreensão e expressão escrita, adequados ao perfil sociolinguístico dos alunos;
(11) Planificar e construir sequências de atividades didáticas.
Educação Sexual e Relacional em Meio Escolar
Oficina de Formação
25h b-learning + 25h trabalho autónomo
Inscrição "Educação Sexual e Relacional em Meio Escolar" (google.com)
Objetivos:
-Atualizar e aprofundar contributos da psicologia para a promoção da saúde em contextos educacionais;
-Desenvolver e aperfeiçoar competências de intervenção em meio escolar no contexto da saúde individual e comunitária;
-Estimular nos formandos a reflexão e autorregulação enquanto promotores da saúde sexual e relacional e bem-estar no contexto educativo;
-Estimular uma atitude crítica e reflexiva face à necessidade de adotar metodologias ativas na promoção da saúde sexual e relacional e bem-estar com crianças e jovens;
-Conhecer procedimentos de avaliação e de intervenção educativa nos domínios da educação para a saúde e da
promoção do bem-estar;
-Adquirir/aprofundar conhecimentos no âmbito das competências socio-emocionais (SEL);
- Refletir sobre comportamentos de risco e hábitos de vida saudáveis;
-Refletir sobre a relevância das SEL para a promoção da saúde e bem-estar;
-Adquirir/desenvolver procedimentos e metodologias ativas promotoras das SEL em crianças e jovens.
"Laboratórios de Educação Digital: cenários de aprendizagem ativa "
Oficina de Formação 25h b-learning + 25h trabalho autónomo
Inscrição "Laboratórios de Educação Digital: cenários de aprendizagem ativa " (google.com)
Objetivos a atingir:
Conhecer os propósitos pedagógicos dos Laboratórios de Educação Digital (LED);
Explorar cenários de aprendizagem LED, para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória;
Experimentar atividades com recurso a componentes e equipamentos tecnológicos disponibilizados nos Kits LED; Implementar atividades de aprendizagem ativa com recurso aos LED, numa abordagem disciplinar e/ou interdisciplinar. Criar um cenário de aprendizagem ativa com recurso aos LED, numa abordagem disciplinar e/ou interdisciplinar.
Refletir sobre a aplicação destas práticas em contexto escolar e analisar as suas potencialidades em função das aprendizagens realizadas pelos alunos.
"Cidadania e Segurança Digital: projetos de intervenção em meio escolar "
Oficina de Formação 25h presencial + 25h trabalho autónomo
Inscrição "Cidadania e Segurança Digital: projetos de intervenção em meio escolar " (google.com)
Objetivos a atingir:
As temáticas articulam-se com o referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares junto da comunidade ao nível dos conhecimentos e capacidades relacionadas com a literacia mediática, assim como com a estratégia nacional de Educação para a Cidadania.
Pretende-se desenvolver competências digitais e criar espaços de reflexão que proporcionem a exploração de recursos e ferramentas, bem como a conceção de planos de intervenção que envolvam estas temáticas em contexto educativo.
Pretende-se ainda debater estratégias de sensibilização dos alunos para a Cidadania Digital, bem como refletir acerca da integração curricular e transversalidade das temáticas relacionadas com a utilização das tecnologias digitais.
"Práticas de desenvolvimento curricular apoiadas por tecnologias e recursos digitais "
Oficina de Formação 25h b-learning + 25h trabalho autónomo
Objetivos a atingir:
-Capacitar os professores para integrar as tecnologias digitais no desenvolvimento curricular, encorajando a reflexão e a promoção da aprendizagem significativa.
-Promover a criação de cenários de aprendizagem, adaptados às necessidades específicas das diferentes disciplinas e níveis de ensino, facilitando a implementação de projetos curriculares que incorporem a utilização eficaz das tecnologias digitais.
-Estimular a colaboração e a partilha de práticas de referência, com vista à criação de uma comunidade de aprendizagem digital.
Oficina de Formação
50h
Criação de Ambientes de Aprendizagem Inclusivos e Inovadores
Pré-Inscrição: https://forms.gle/F7pipubij8VkzDth8
Objetivos:
- Explorar os documentos legislativos (Decreto-Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas mais inclusivas.
- Aplicar colaborativamente os princípios subjacentes ao desenho universal para a aprendizagem e à abordagem multinível.
- Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e a diversidade de todos alunos.
- Conceber instrumentos de suporte à recolha de informação que contribuam para a tomada de decisão.
- Consolidar a implementação do ciclo: Avaliar – Planear – Agir – Rever.
- Produzir e aplicar em contexto de sala de aula instrumentos de avaliação e planificação das aprendizagens.
- Partilhar experiências facilitadoras do um processo ensino-aprendizagem inclusivo.
- Explorar colaborativamente práticas educativas inovadoras.
Oficina de Formação
50h
Capacitação Digital Docente
Nota: os docentes que concluíram o Nível 1 podem inscrever-se no Nível 2, bem como os que concluíram o Nível 2 podem inscrever-se no Nível 3.
Pré-Inscrição AQUI
Para apurar o seu nível de proficiência digital, clique AQUI
Objetivos:
Nível 1
- Promover o desenvolvimento das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu.
- Capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino.
- Capacitar os docentes na utilização significativa de ambientes e ferramentas digitais e definição de estratégias diversificadas de integração destes em contexto educativo.
- Capacitar os docentes para a implementação de atividades promotoras da aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos.
Nível 2
- Promover o desenvolvimento, aprofundamento e densificação das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu.
- Capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino.
- Capacitar os docentes para a implementação de atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos.
- Estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo.
Nível 3
- Formular estratégias pedagógicas inovadoras e promotoras das CD dos docentes e alunos.
- Capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino.
- Promover o desenvolvimento de ações que contribuam para os Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das suas escolas
- Promover e estimular a reflexão, a partilha e a utilização crítica das tecnologias digitais em contexto educativo.
Oficina de Formação
50h
Estratégias de Gestão da Sala de Aula e sua Repercussão na Promoção do Bem-Estar e da Saúde Mental dos Professores e Alunos
Pré-Inscrição: https://forms.gle/aRCdeH78sTW1Q1w89
Objetivos:
- Desenvolver competências pessoais e sociais e interculturais dos professores.
- Promover o bem-estar e a saúde mental dos professores, alunos e toda a comunidade escolar.
- Desenvolver estratégias de gestão de sala de aula promotoras de bem-estar dos alunos.
Oficina de Formação
50h
Bem-estar, Saúde e Competências Socioemocionais na Escola
Pré-Inscrição: https://forms.gle/ZDuSpPp6w9G4Mu786
Objetivos:
- Refletir sobre os conceitos de Cidadania e de Educação para a cidadania à Luz da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) e como podem ser concretizados no espaço de sala de aula.
- Promover práticas de identificação e avaliação de necessidades no âmbito da Educação para a Cidadania, propondo conteúdos e metodologias específicos e de acordo com a estratégia global definida pela escola.
- Conhecer programas e estratégias para o desenvolvimento de recursos na área da Educação e promoção da Cidadania nos seus múltiplos domínios; e nas competências da Consciência e Domínio do Corpo; Bem-estar, Saúde e Ambiente; Desenvolvimento Pessoal e Autonomia; Relacionamento Interpessoal; Raciocínio e Resolução de Problemas; Pensamento Crítico e Criativo; e Informação e Comunicação.
- Planificar e implementar sessões na sala de aula tendo como suporte recursos disponibilizados nesta Oficina desenvolvido para alunos em idade do pré-escolar, 1.º, 2.º, e 3.º ciclos e Ensino Secundário.
- Avaliar os resultados das práticas implementadas no seio da promoção de competências dos alunos e dos docentes.