ACD
6h
Pré-Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf32JY2wtQwqQtqcYiBrRUjwt-I15doSFnm_nDBlUUBZJkGHw/viewform?usp=dialog
OBJETIVO
Capacitar os participantes para que desenvolvam a capa-cidade de comunicar de forma assertiva, sobretudo na interação com os Encarregados de Educação.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
- A importância da comunicação no dia a dia
- Análise das características do comunicador
- Caracterização de vários estilos de comunicação
- Premissas da comunicação assertiva
- Estratégias para lidar com situações de conflito
- Técnicas para promover o diálogo
- Componentes da comunicação verbal e não verbal
- Formas de controlar o nervosismo
- Análise do modelo de comunicação não violenta
Ação de Curta Duração
3h
30 abril 2025
(5 professores de cada agrupamento)
Laboratórios de Educação Digital
Curso de Formação
25h
e-learningPré-Inscrição: https://forms.gle/7XimoV8hwFTRzJHA8
Objetivos:
Assimilar estratégias para comunicar com assertividade.
Conseguir estruturar mensagens apelativas e assertivas em diversos contextos de comunicação.
Tomar consciência do seu estilo de comunicação.
Ser capaz de adaptar a comunicação aos diferentes perfis comportamentais.
Desenvolver técnicas para argumentar com eficácia.
Identificar objeções, perceber o seu impacto e ser capaz de preparar antecipadamente respostas.
Desenvolver competências na gestão de conflito.
Curso de Formação
25h
IA e Ética: desafios e oportunidades
Pré-Inscrição: https://forms.gle/qWRwtVGATxgpt6uQ8
Objetivos:
Conhecer alguns dos conceitos sobre IA;
Identificar diferentes tipos de IA;
Conhecer diferentes aplicações generativas suportadas por IA (texto, imagem, música, vídeo, outras);
Debater e refletir sobre os aspetos da IA e a Ética em contexto educativo;
Identificar os grandes inconvenientes da IA;
Desenvolver propostas de atividades, cujo objetivo é capacitar a comunidade escolar, em especial as crianças e os jovens, para o uso ético das aplicações suportadas por IA numa perspetiva de integração curricular e transversalidade destas temáticas.
Esta ação de formação será realizada em substituição da ação de formação "A Inteligência Artificial - Ensinar e Aprender acerca da IA e com a IA", por ser considerada prioritária pela Direção-Geral da Educação e por ter conteúdos e objetivos semelhantes. A modalidade passará de b-learning para e-learning, mantendo-se as pré-inscrições efetuadas na ação anterior.
Ação de Curta Duração
3h
27 março 2025
Escola Secundária de Camarate
Orientações e Estratégias para uma Escola Feliz
Inscrição "Orientações e Estratégias para uma escola feliz " (google.com)
A Língua Portuguesa como língua de inclusão de alunos não falantes de Português
Oficina de Formação 25h b-learning + 25h trabalho autónomo
No final do curso de formação, os formandos deverão ser capazes de:
(1) Distinguir conceitos essenciais e relacioná-los com situações reais;
(2) Conduzir o processo de sinalização dos alunos falantes de PLNM;
(3) Identificar e interpretar o suporte legislativo;
(4) Relacionar o suporte legislativo com casos reais;
(5) Reconhecer a importância e utilidade do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas;
(6) Identificar os diferentes níveis de proficiência linguística;
(7) Reconhecer a importância e utilidade do Portfolio Europeu de Línguas;
(8) Identificar as fases cruciais para monitorização da evolução dos progressos linguísticos dos alunos;
(9) Produzir os necessários instrumentos de avaliação dos alunos;
(10) Produzir e adaptar materiais didáticos para o desenvolvimento da compreensão e expressão oral e da compreensão e expressão escrita, adequados ao perfil sociolinguístico dos alunos;
(11) Planificar e construir sequências de atividades didáticas.
Educação Sexual e Relacional em Meio Escolar
Oficina de Formação
25h b-learning + 25h trabalho autónomo
Inscrição "Educação Sexual e Relacional em Meio Escolar" (google.com)
Objetivos:
-Atualizar e aprofundar contributos da psicologia para a promoção da saúde em contextos educacionais;
-Desenvolver e aperfeiçoar competências de intervenção em meio escolar no contexto da saúde individual e comunitária;
-Estimular nos formandos a reflexão e autorregulação enquanto promotores da saúde sexual e relacional e bem-estar no contexto educativo;
-Estimular uma atitude crítica e reflexiva face à necessidade de adotar metodologias ativas na promoção da saúde sexual e relacional e bem-estar com crianças e jovens;
-Conhecer procedimentos de avaliação e de intervenção educativa nos domínios da educação para a saúde e da
promoção do bem-estar;
-Adquirir/aprofundar conhecimentos no âmbito das competências socio-emocionais (SEL);
- Refletir sobre comportamentos de risco e hábitos de vida saudáveis;
-Refletir sobre a relevância das SEL para a promoção da saúde e bem-estar;
-Adquirir/desenvolver procedimentos e metodologias ativas promotoras das SEL em crianças e jovens.
Curso de Formação 25h
Transições em Educação Matemática: do Pré-Escolar ao 1.º Ciclo
Pré - inscrição " Transições em Educação Matemática: do Pré-Escolar ao 1.º Ciclo" (google.com)
Objetivos:
- Aprofundar o conhecimento matemático, didático e curricular para o processo de ensino-aprendizagem na Educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico considerando os documentos curriculares em vigor.
- Selecionar/construir/adaptar materiais a usar em contexto de Jardim de Infância e no 1.º ciclo tendo subjacentes as ideias transversais e estruturantes potenciando as transições e continuidades entre os dois contextos.
- Valorizar a análise das realizações e produções das crianças, de forma colaborativa e sistemática, procurando assim avaliar o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem.
- Partilhar e favorecer a realização de experiências de desenvolvimento curricular em Matemática, promovendo a reflexão entre pares (Educadores de Infância e professores).
- Refletir de forma sistemática sobre as práticas de ensino e aprendizagem e sobre as potencialidades do trabalho colaborativo enquanto prática profissional dos professores.
Ação de Curta Duração
3h
19 março 2025
(só para professores do
Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro)
Laboratórios de Educação Digital
Curso de Formação
25h
Google Workspace em contexto escolar: um ecossistema colaborativo, inovador e ativo
Pré-Inscrição: https://forms.gle/EyNiWvAaeVdhkPuc6
Objetivos:
- Criar, configurar e gerir um sistema de e-mail institucional.
- Utilizar serviços integrados no sistema de e-mail institucional.
- Apoiar a criação de plataformas de comunicação entre toda a comunidade educativa: Google contactos, Gmail, Google Groups, Google Chat e Google Meet.
- Apoiar a construção e/ou desenvolvimento do Plano de Transição Digital da Escola e da sua articulação com o projeto educativo da escola.
- Efetuar a ligação da formação às necessidades concretas das escolas, professores e dos alunos.
- Promover a partilha de experiências/recursos/saberes no seio da comunidade educativa.
- Potenciar os ambientes colaborativos para a criação e partilha de recursos educativos.
- Promover o recurso a ambientes on-line sustentados em ferramentas de comunicação e interação e sua apropriação para a prática pedagógica.
- Promover atitudes de maior abertura ao uso das TIC por parte da comunidade escolar.
"TRANSIÇÕES - DAS COMPETÊNCIAS LITERÁCITAS À LEITURA E ESCRITA"
Curso de Formação 25h b-learning
Inscrição "TRANSIÇÕES - DAS COMPETÊNCIAS LITERÁCITAS À LEITURA E ESCRITA" (google.com)
Objetivos a atingir:
• Sensibilizar os formandos para a importância das conceções precoces que as crianças já construíram acerca da linguagem escrita para a aprendizagem da escrita e da leitura;
• Desenvolver práticas de utilização funcional da escrita e da leitura como estratégia para a construção do projeto pessoal de escritor/leitor por parte da criança;
• Apoiar os formandos na utilização das produções escritas das crianças para a aprendizagem da escrita e da leitura;
• Planificar estratégias e atividades potencializadoras da aprendizagem da escrita e da leitura.
"FILOSOFIA PRÁTICA COM CRIANÇAS E JOVENS"
Curso de Formação e-learning 25h
Inscrição "FILOSOFIA PRÁTICA COM CRIANÇAS E JOVENS " (google.com)
Objetivos a atingir:
Acompanhar os formandos na preparação, dinamização e avaliação de sessões de Filosofia com Crianças e Jovens, emcontexto de sala de aula.
Preparar os professores para serem promotores de uma convivência democrática e consciência cívica, em contexto de sala de aula.
Sensibilizar os formandos para uma escuta atenta às perguntas das crianças, para a sua dimensão filosófica e também estética.
Ajudar os formandos a romper com as barreiras traçadas da sua racionalidade, potenciando a criatividade do pensamento e aproximando o seu pensamento do das crianças
Desenvolver competências para o diálogo filosófico e intercultural, inspirado na articulação com diferentes linguagens e expressões artísticas.
Dar a conhecer, na prática, como se proporcionam experiências de pensamento, a partir da experiência vivida das crianças
Desenvolver um trabalho a nível da atenção, da empatia, da abertura reflexiva e da escuta do outro.
"A arte como ferramenta na educação inclusiva "
Curso de Formação b-learning 25h
Inscrição "A arte como ferramenta na educação inclusiva " (google.com)
Objetivos a atingir:
Criar, aplicar e avaliar projetos de educação inclusiva dentro do curriculum, através da arte, da cultura, o património e as plataformas digitais.
Implementar dinâmicas pedagógicas multidisciplinares, com a comunidade escolar em conjunto com o aluno como ferramentas de aprendizagem.
Desenvolver as competências e habilidades do aluno a partir de um trabalho diferenciado do aluno. Acompanhamento, monitorização e autoavaliação.
"Diário de Escritas: práticas transdisciplinares com a biblioteca "
Curso de Formação 25h b-learning
Inscrição "Diário de Escritas: práticas transdisciplinares com a biblioteca " (google.com)
Objetivos a atingir:
a) Fomentar a implementação regular de atividades de escrita em diferentes áreas disciplinares e transversais do ensino
b) Explorar a abordagem da escrita como um processo, constituído por etapas essenciais: planificação, textualização, revisão, edição e publicação.
c) Estimular a promoção de estratégias facilitadoras do desenvolvimento de competências de escrita multimodal, favorecendo as práticas de autorregulação.
d) Conceber recursos educativos, em diferentes formatos, a integrar em contextos de aprendizagem que incluam atividades de produção escrita.
e) Planificar um projeto de “Diário de Escritas” que contemple as quatro etapas: Eu, aprendiz; Eu, escritor; Eu, revisor; Eu, editor.
"Cenários de aprendizagem ativa para a transição digital "
Oficina de Formação 25h b-learning + 25h trabalho autónomo
Inscrição "Cenários de aprendizagem ativa para a transição digital " (google.com)
Objetivos a atingir:
Promover o desenvolvimento, aprofundamento de competências digitais dos docentes, tendo em vista tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu.
Compreender a pertinência do desenvolvimento de práticas pedagógicas apoiadas em processos de aprendizagem ativa, no contexto atual de ensino e de aprendizagem;
Ser capaz de construir e desenvolver, reflexivamente, cenários de ensino e de aprendizagem inovadores, nomeadamente:
- Refletir sobre os principais desafios e tecnologias emergentes com impacto sobre o ensino e a aprendizagem, sobre a prática dos professores, e sobre os alunos;
- Refletir sobre o nível de proficiência digital relativamente à utilização pedagógica das TIC; Criar ou adaptar cenários de aprendizagem e utilizá-los com os alunos;
- Criar e desenvolver “Atividades de Aprendizagem” centradas no aluno;
- Experimentar uma “história de aprendizagem” ajustada ao contexto educativo; Conhecer processos de avaliação e validação das intervenções a desenvolver nas escolas e/ou nas salas de aula;
- Promover, nas salas de aula e nas escolas portuguesas, a reflexão crítica sobre a implementação destas práticas pedagógicas inovadoras.
"Cidadania e Segurança Digital: projetos de intervenção em meio escolar "
Oficina de Formação 25h presencial + 25h trabalho autónomo
Inscrição "Cidadania e Segurança Digital: projetos de intervenção em meio escolar " (google.com)
Objetivos a atingir:
As temáticas articulam-se com o referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares junto da comunidade ao nível dos conhecimentos e capacidades relacionadas com a literacia mediática, assim como com a estratégia nacional de Educação para a Cidadania.
Pretende-se desenvolver competências digitais e criar espaços de reflexão que proporcionem a exploração de recursos e ferramentas, bem como a conceção de planos de intervenção que envolvam estas temáticas em contexto educativo.
Pretende-se ainda debater estratégias de sensibilização dos alunos para a Cidadania Digital, bem como refletir acerca da integração curricular e transversalidade das temáticas relacionadas com a utilização das tecnologias digitais.
"Laboratórios de Educação Digital: cenários de aprendizagem ativa "
Oficina de Formação 25h b-learning + 25h trabalho autónomo
Inscrição "Laboratórios de Educação Digital: cenários de aprendizagem ativa " (google.com)
Objetivos a atingir:
Conhecer os propósitos pedagógicos dos Laboratórios de Educação Digital (LED);
Explorar cenários de aprendizagem LED, para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais e das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória;
Experimentar atividades com recurso a componentes e equipamentos tecnológicos disponibilizados nos Kits LED; Implementar atividades de aprendizagem ativa com recurso aos LED, numa abordagem disciplinar e/ou interdisciplinar. Criar um cenário de aprendizagem ativa com recurso aos LED, numa abordagem disciplinar e/ou interdisciplinar.
Refletir sobre a aplicação destas práticas em contexto escolar e analisar as suas potencialidades em função das aprendizagens realizadas pelos alunos.
"Práticas de desenvolvimento curricular apoiadas por tecnologias e recursos digitais "
Oficina de Formação 25h b-learning + 25h trabalho autónomo
Objetivos a atingir:
-Capacitar os professores para integrar as tecnologias digitais no desenvolvimento curricular, encorajando a reflexão e a promoção da aprendizagem significativa.
-Promover a criação de cenários de aprendizagem, adaptados às necessidades específicas das diferentes disciplinas e níveis de ensino, facilitando a implementação de projetos curriculares que incorporem a utilização eficaz das tecnologias digitais.
-Estimular a colaboração e a partilha de práticas de referência, com vista à criação de uma comunidade de aprendizagem digital.
"Manuais digitais com recurso a metodologias de aprendizagem ativa "
Oficina de Formação 25h presencial + 25h trabalho autónomo
Inscrição "Manuais digitais com recurso a metodologias de aprendizagem ativa " (google.com)
Objetivos a atingir:
Reconhecer a pertinência da construção de um ecossistema digital de ensino e aprendizagem;
Conhecer constrangimentos e potencialidades da utilização de manuais escolares digitais identificados em projetos anteriores
Motivar os professores para a integração de métodos, estratégias e recursos de aprendizagem ativa em sala de aula;
Explorar princípios da avaliação pedagógica;
Conhecer procedimentos a ter em conta quando se pretende organizar portefólios digitais na sala de aula;
Refletir e discutir sobre potencialidades dos portefólios digitais em contexto escolar;
Conceber e experimentar atividades de aprendizagem ativa com recurso a manuais digitais.
Refletir sobre a aplicação destas práticas pedagógicas, centradas no aluno, em contexto escolar e analisar as suas potencialidades em função das aprendizagens realizadas pelos alunos.
Contribuir para criar dinâmicas de trabalho colaborativo que favoreçam a reflexão e partilha de práticas pedagógicas centradas no aluno, com a integração dos manuais digitais.
Oficina de Formação
50h
Capacitação Digital Docente
Nota: os docentes que concluíram o Nível 1 podem inscrever-se no Nível 2, bem como os que concluíram o Nível 2 podem inscrever-se no Nível 3.
Pré-Inscrição AQUI
Para apurar o seu nível de proficiência digital, clique AQUI
Objetivos:
Nível 1
- Promover o desenvolvimento das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu.
- Capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino.
- Capacitar os docentes na utilização significativa de ambientes e ferramentas digitais e definição de estratégias diversificadas de integração destes em contexto educativo.
- Capacitar os docentes para a implementação de atividades promotoras da aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos.
Nível 2
- Promover o desenvolvimento, aprofundamento e densificação das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu.
- Capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino.
- Capacitar os docentes para a implementação de atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos.
- Estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo.
Nível 3
- Formular estratégias pedagógicas inovadoras e promotoras das CD dos docentes e alunos.
- Capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino.
- Promover o desenvolvimento de ações que contribuam para os Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das suas escolas
- Promover e estimular a reflexão, a partilha e a utilização crítica das tecnologias digitais em contexto educativo.
Oficina de Formação
50h
Criação de Ambientes de Aprendizagem Inclusivos e Inovadores
Pré-Inscrição: https://forms.gle/F7pipubij8VkzDth8
Objetivos:
- Explorar os documentos legislativos (Decreto-Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas mais inclusivas.
- Aplicar colaborativamente os princípios subjacentes ao desenho universal para a aprendizagem e à abordagem multinível.
- Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e a diversidade de todos alunos.
- Conceber instrumentos de suporte à recolha de informação que contribuam para a tomada de decisão.
- Consolidar a implementação do ciclo: Avaliar – Planear – Agir – Rever.
- Produzir e aplicar em contexto de sala de aula instrumentos de avaliação e planificação das aprendizagens.
- Partilhar experiências facilitadoras do um processo ensino-aprendizagem inclusivo.
- Explorar colaborativamente práticas educativas inovadoras.
Oficina de Formação
50h
Bem-estar, Saúde e Competências Socioemocionais na Escola
Pré-Inscrição: https://forms.gle/ZDuSpPp6w9G4Mu786
Objetivos:
- Refletir sobre os conceitos de Cidadania e de Educação para a cidadania à Luz da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) e como podem ser concretizados no espaço de sala de aula.
- Promover práticas de identificação e avaliação de necessidades no âmbito da Educação para a Cidadania, propondo conteúdos e metodologias específicos e de acordo com a estratégia global definida pela escola.
- Conhecer programas e estratégias para o desenvolvimento de recursos na área da Educação e promoção da Cidadania nos seus múltiplos domínios; e nas competências da Consciência e Domínio do Corpo; Bem-estar, Saúde e Ambiente; Desenvolvimento Pessoal e Autonomia; Relacionamento Interpessoal; Raciocínio e Resolução de Problemas; Pensamento Crítico e Criativo; e Informação e Comunicação.
- Planificar e implementar sessões na sala de aula tendo como suporte recursos disponibilizados nesta Oficina desenvolvido para alunos em idade do pré-escolar, 1.º, 2.º, e 3.º ciclos e Ensino Secundário.
- Avaliar os resultados das práticas implementadas no seio da promoção de competências dos alunos e dos docentes.
Oficina de Formação
50h
Estratégias de Gestão da Sala de Aula e sua Repercussão na Promoção do Bem-Estar e da Saúde Mental dos Professores e Alunos
Pré-Inscrição: https://forms.gle/aRCdeH78sTW1Q1w89
Objetivos:
- Desenvolver competências pessoais e sociais e interculturais dos professores.
- Promover o bem-estar e a saúde mental dos professores, alunos e toda a comunidade escolar.
- Desenvolver estratégias de gestão de sala de aula promotoras de bem-estar dos alunos.