Curso de Formação
25h
e-learningPré-Inscrição: https://forms.gle/7XimoV8hwFTRzJHA8
Objetivos:
Assimilar estratégias para comunicar com assertividade.
Conseguir estruturar mensagens apelativas e assertivas em diversos contextos de comunicação.
Tomar consciência do seu estilo de comunicação.
Ser capaz de adaptar a comunicação aos diferentes perfis comportamentais.
Desenvolver técnicas para argumentar com eficácia.
Identificar objeções, perceber o seu impacto e ser capaz de preparar antecipadamente respostas.
Desenvolver competências na gestão de conflito.
Curso de Formação
25h
IA e Ética: desafios e oportunidades
Pré-Inscrição: https://forms.gle/qWRwtVGATxgpt6uQ8
Objetivos:
Conhecer alguns dos conceitos sobre IA;
Identificar diferentes tipos de IA;
Conhecer diferentes aplicações generativas suportadas por IA (texto, imagem, música, vídeo, outras);
Debater e refletir sobre os aspetos da IA e a Ética em contexto educativo;
Identificar os grandes inconvenientes da IA;
Desenvolver propostas de atividades, cujo objetivo é capacitar a comunidade escolar, em especial as crianças e os jovens, para o uso ético das aplicações suportadas por IA numa perspetiva de integração curricular e transversalidade destas temáticas.
Esta ação de formação será realizada em substituição da ação de formação "A Inteligência Artificial - Ensinar e Aprender acerca da IA e com a IA", por ser considerada prioritária pela Direção-Geral da Educação e por ter conteúdos e objetivos semelhantes. A modalidade passará de b-learning para e-learning, mantendo-se as pré-inscrições efetuadas na ação anterior.
Curso de Formação 25h
Transições em Educação Matemática: do Pré-Escolar ao 1.º Ciclo
Pré - inscrição " Transições em Educação Matemática: do Pré-Escolar ao 1.º Ciclo" (google.com)
Objetivos:
- Aprofundar o conhecimento matemático, didático e curricular para o processo de ensino-aprendizagem na Educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico considerando os documentos curriculares em vigor.
- Selecionar/construir/adaptar materiais a usar em contexto de Jardim de Infância e no 1.º ciclo tendo subjacentes as ideias transversais e estruturantes potenciando as transições e continuidades entre os dois contextos.
- Valorizar a análise das realizações e produções das crianças, de forma colaborativa e sistemática, procurando assim avaliar o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem.
- Partilhar e favorecer a realização de experiências de desenvolvimento curricular em Matemática, promovendo a reflexão entre pares (Educadores de Infância e professores).
- Refletir de forma sistemática sobre as práticas de ensino e aprendizagem e sobre as potencialidades do trabalho colaborativo enquanto prática profissional dos professores.
Curso de Formação
25h
Google Workspace em contexto escolar: um ecossistema colaborativo, inovador e ativo
Pré-Inscrição: https://forms.gle/EyNiWvAaeVdhkPuc6
Objetivos:
- Criar, configurar e gerir um sistema de e-mail institucional.
- Utilizar serviços integrados no sistema de e-mail institucional.
- Apoiar a criação de plataformas de comunicação entre toda a comunidade educativa: Google contactos, Gmail, Google Groups, Google Chat e Google Meet.
- Apoiar a construção e/ou desenvolvimento do Plano de Transição Digital da Escola e da sua articulação com o projeto educativo da escola.
- Efetuar a ligação da formação às necessidades concretas das escolas, professores e dos alunos.
- Promover a partilha de experiências/recursos/saberes no seio da comunidade educativa.
- Potenciar os ambientes colaborativos para a criação e partilha de recursos educativos.
- Promover o recurso a ambientes on-line sustentados em ferramentas de comunicação e interação e sua apropriação para a prática pedagógica.
- Promover atitudes de maior abertura ao uso das TIC por parte da comunidade escolar.
Inscreva-se nas novas ações de formação
"A arte como ferramenta na educação inclusiva "
Curso de Formação b-learning 25h
Inscrição "A arte como ferramenta na educação inclusiva " (google.com)
Objetivos a atingir:
Criar, aplicar e avaliar projetos de educação inclusiva dentro do curriculum, através da arte, da cultura, o património e as plataformas digitais.
Implementar dinâmicas pedagógicas multidisciplinares, com a comunidade escolar em conjunto com o aluno como ferramentas de aprendizagem.
Desenvolver as competências e habilidades do aluno a partir de um trabalho diferenciado do aluno. Acompanhamento, monitorização e autoavaliação.
"Diário de Escritas: práticas transdisciplinares com a biblioteca "
Curso de Formação 25h b-learning
Inscrição "Diário de Escritas: práticas transdisciplinares com a biblioteca " (google.com)
Objetivos a atingir:
a) Fomentar a implementação regular de atividades de escrita em diferentes áreas disciplinares e transversais do ensino
b) Explorar a abordagem da escrita como um processo, constituído por etapas essenciais: planificação, textualização, revisão, edição e publicação.
c) Estimular a promoção de estratégias facilitadoras do desenvolvimento de competências de escrita multimodal, favorecendo as práticas de autorregulação.
d) Conceber recursos educativos, em diferentes formatos, a integrar em contextos de aprendizagem que incluam atividades de produção escrita.
e) Planificar um projeto de “Diário de Escritas” que contemple as quatro etapas: Eu, aprendiz; Eu, escritor; Eu, revisor; Eu, editor.
"FILOSOFIA PRÁTICA COM CRIANÇAS E JOVENS"
Curso de Formação e-learning 25h
Inscrição "FILOSOFIA PRÁTICA COM CRIANÇAS E JOVENS " (google.com)
Objetivos a atingir:
Acompanhar os formandos na preparação, dinamização e avaliação de sessões de Filosofia com Crianças e Jovens, emcontexto de sala de aula.
Preparar os professores para serem promotores de uma convivência democrática e consciência cívica, em contexto de sala de aula.
Sensibilizar os formandos para uma escuta atenta às perguntas das crianças, para a sua dimensão filosófica e também estética.
Ajudar os formandos a romper com as barreiras traçadas da sua racionalidade, potenciando a criatividade do pensamento e aproximando o seu pensamento do das crianças
Desenvolver competências para o diálogo filosófico e intercultural, inspirado na articulação com diferentes linguagens e expressões artísticas.
Dar a conhecer, na prática, como se proporcionam experiências de pensamento, a partir da experiência vivida das crianças
Desenvolver um trabalho a nível da atenção, da empatia, da abertura reflexiva e da escuta do outro.
"TRANSIÇÕES - DAS COMPETÊNCIAS LITERÁCITAS À LEITURA E ESCRITA"
Curso de Formação 25h b-learning
Inscrição "TRANSIÇÕES - DAS COMPETÊNCIAS LITERÁCITAS À LEITURA E ESCRITA" (google.com)
Objetivos a atingir:
• Sensibilizar os formandos para a importância das conceções precoces que as crianças já construíram acerca da linguagem escrita para a aprendizagem da escrita e da leitura;
• Desenvolver práticas de utilização funcional da escrita e da leitura como estratégia para a construção do projeto pessoal de escritor/leitor por parte da criança;
• Apoiar os formandos na utilização das produções escritas das crianças para a aprendizagem da escrita e da leitura;
• Planificar estratégias e atividades potencializadoras da aprendizagem da escrita e da leitura.
Curso de Formação
25h
Autonomia e Flexibilidade Curricular: Gestão integrada do currículo
Pré-Inscrição: https://forms.gle/6WzdeGb3ECVmd5av8
Objetivos:
Refletir sobre a flexibilização curricular e sua relação com as Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória;
Valorizar o papel das escolas e professores na gestão curricular dentro da sua autonomia;
Conhecer novas formas de organização do tempo e espaço educativo para otimizar o ambiente de aprendizagem;
Compreender os princípios da diferenciação pedagógica e sua importância para promover a equidade;
Estimular a implementação de práticas pedagógicas promotoras da qualidade do sucesso escolar, recorrendo à interdisciplinaridade, à diferenciação pedagógica e a metodologias ativas de aprendizagem;
Utilizar recursos pedagógicos para abordagem interdisciplinar e inclusiva;
Diversificar e adequar práticas de avaliação das aprendizagens;
Utilizar ferramentas para apoiar a gestão curricular; Reforçar competências de trabalho colaborativo, reflexivo e resolução de problemas entre profissionais.
Curso de Formação
15h
Ampliando Horizontes: Chat GPT para Professores
Pré-Inscrição: https://forms.gle/6viWXJWGJTZhxrJv7
Objetivos:
- Capacitar para a utilização da tecnologia chat GPT (Gerador de Texto Baseado em Inteligência Artificial) para melhorar a aprendizagem e a inovação no ensino.
- Explorar novas possibilidades pedagógicas oferecidas pelo chat GPT.
- Promover a troca de experiências no âmbito do chat GPT, em contexto de sala de aula.
Curso de Formação
25h
Práticas Pedagógicas Inclusivas em Sala de Aula
Pré-Inscrição: https://forms.gle/et4b5qcSKEuX6MDM6
Objetivos:
- Explorar os documentos legislativos (DL n.º 54/2018 e 55/2018, PASEO, Aprend. Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas pedagógicas mais inclusivas.
- Consolidar o conhecimento sobre os modelos de enquadramento à operacionalização da educação inclusiva nas suas características essenciais.
- Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos (Desenho Universal para a Aprendizagem).
- Aprofundar o conhecimento sobre metodologias e estratégias pedagógicas inclusivas e inovadoras.
- Consolidar a implementação do ciclo: Avaliar–Planear–Agir– Rever para a inclusão.
-Promover a avaliação como parte integrante da gestão inclusiva do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens.
- Reforçar competências de trabalho colaborativo, reflexivo e de resolução de problemas entre os profissionais.